diHITTShare

A camisa é um dos maiores símbolos de um clube de futebol. É através do uniforme dos jogadores que os times são identificados por onde quer que passem. Além disso, é na camisa que são estampados os brasões dos clubes, no peito, sempre relacionados com a paixão que despertam em seus torcedores.

A camisa é a identidade de um clube e seus torcedores. Mas também pode ser uma grande e rentável fonte de receitas para os times. Isso porque a paixão que motiva os torcedores a acompanhar os feitos de seu clube de coração caminha lado a lado com o potencial de venda de um produto relacionado ao time. Comprar e usar uma camisa do seu clube de preferência é juntar-se aos seus iguais em prol de uma mesma satisfação: a de ver o time ser campeão.

Os departamentos de marketing e comunicação dos clubes de futebol identificaram essa importante relação entre o “manto sagrado” e os torcedores. E é para fortalecer cada vez mais essa identificação com o torcedor que os clubes investem, todos os anos, na criação de novidades para modernizar os tradicionais uniformes e disseminar a venda desses produtos por todo o mundo.

Os clubes europeus estão apresentando os novos uniformes para a temporada 2011/2012. Confiram abaixo:

Barcelona: pela primeira vez na história do clube catalão, a camisa estampará a marca de um patrocinador, a Qatar Foundation, entidade que atua na área de educação e pesquisa. Os admiradores do Barça poderão ver os jogadores atuando em campo com a uma inédita camisa preta, cor escolhida para o uniforme número dois da equipe. O uniforme principal mantém as tradicionais cores grená e azul do clube catalão. Na gola das camisas, um gráfico leva o lema: “Tots unit fem força” (“Todos juntos somos fortes”), frase retirada do hino do clube. A Nike, empresa responsável pela fabricação dos uniformes do Barcelona, utilizou um poliéster inovador, composto por garrafas plásticas recicladas. Além disso, os novos uniformes são 13% mais leves do que os anteriores e regulam as temperaturas do corpo dos jogadores por meio de zonas de ventilação, formadas por centenas de pequenos orifícios feitos a laser.


Real Madrid: De acordo com nota oficial do clube, a cor foi escolhida como “reflexo dos êxitos do clube mais vencedor da história do futebol”. Além disso, o símbolo do Real será em três dimensões, dando um efeito de profundidade. Na gola, no estilo polo, as iniciais do time: “RM”.


Bayern: este ano o clube alemão investiu na predominância do vermelho em seu uniforme. A Adidas também incluiu a cor dourada, que simboliza o sucesso, aliada ao tradicionalismo da equipe.


Chelsea: o clube inglês apresentou o novo uniforme para a temporada 2011/2012 misturando tecnologia e alusão ao passado. As listras horizontais em azul mais claro remetem ao uniforme utilizado pelos jogadores do Chelsea na década de 1980. A tecnologia fica por conta de um sistema desenvolvido para aumentar a velocidade e melhorar a resistência dos jogadores.

Manchester United: o modelo apresentado pelo clube inglês para esta temporada não apresenta grandes modificações em relação ao anterior. Vermelho e branco continuam sendo as cores predominantes do uniforme inglês. A novidade fica por conta da mudança no estilo da gola, que este ano apresenta um corte mais justo, parecido com os uniformes utilizados pelas seleções que a Nike patrocinou durante a disputa da Copa do Mundo 2010.

Milan: a nova camisa possui design inspirado nos uniformes utilizados pela equipe no início do século 20. Para esta temporada, a Adidas, empresa responsável pela fabricação, dispôs as listras mais estreitas e mais próximas umas das outras; as mangas possuem detalhe em branco. A empresa disponibilizou para os jogadores do Milan duas opções de camisa. A primeira é feita com tecidos de compressão especiais que concentram a energia muscular e aumentam a explosão dos movimentos, tudo isso com 45% menos peso do que as camisas tradicionais. A outra opção consiste em um uniforme que combina três tipos de tecidos elásticos, que permitem mais mobilidade e conforto para o atleta.


Juventus: A camisa vai seguir o novo padrão listrado da Nike.

Porto: A nova camisa é branca e laranja, com um desenho diferente.

Sempre que um novo uniforme é lançado há um ritual a ser seguido. Apresentações para a imprensa, coletiva de jogadores, fotos e modelos desfilando o novo figurino e imagens sendo transmitidas para todo o mundo. O clube espanhol Valência decidiu inovar na forma de divulgação para atiçar ainda mais a curiosidade de seus torcedores. Com o slogan “O Valência está nu”, a empresa Joma Sport, responsável pela fabricação dos novos uniformes, elaboraram um vídeo no qual três jogadores do clube – um deles é o brasileiro Jonas, ex-Grêmio – sobem as escadas de acesso ao campo completamente nus, enquanto na arquibancada, os torcedores também comparecem sem a camisa.  A intenção, de acordo com a empresa, é expor que o clube vive uma nova fase e os jogadores ainda estão confusos, sem saber o que vestir. O conceito principal é mostrar que não é preciso camisa para expressar o amor pelo time, já que jogadores e torcedores não vestem o manto sagrado no vídeo. Tudo para enfatizar que o escudo do clube está no coração de seus admiradores. Será que a ideia funcionou? A divulgação do novo uniforme do Valência acontecerá apenas no dia 30 de junho. Até lá, os peladões serão a sensação – pelo menos para o público feminino.


*Segundo a assessoria de imprensa do ex-gremista Jonas, foram gravadas cenas dos jogadores do Valencia sem camisa no vestiário. Porém, são modelos que aparecem correndo para o gramado totalmente pelados.

diHITTShare